Alerta laranja prevê chuvas fortes, ventos de até 100 km/h e riscos de alagamentos em diversas regiões do Brasil.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas para esta quarta-feira (15), com previsão de chuvas intensas e tempestades que devem impactar quase todo o território nacional. Na região Sul, os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul já enfrentam a chegada das tempestades, especialmente nas áreas próximas à fronteira com o Paraguai e a Argentina.
Além disso, outros 21 estados, juntamente com o Distrito Federal, também estão sob risco de precipitações fortes. Entre eles estão Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
O alerta mais grave, classificado como “Perigo” (nível laranja), prevê chuvas de 30 a 60 mm por hora, ventos intensos de até 100 km/h e concentra-se principalmente no Centro-Oeste, Nordeste e partes das regiões Norte e Sudeste. O Inmet orienta que as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, devido ao risco de quedas e descargas elétricas.
Os avisos de “Perigo Potencial” (nível amarelo) abrangem ventos moderados, com possibilidade de alagamentos, quedas de galhos de árvores e descargas elétricas. Este alerta cobre áreas do litoral nordestino, grande parte da região Norte e zonas periféricas das tempestades mais intensas no Sul.