24.3 C
Manaus
19.5 C
Brasília

PGR se posiciona contra ida de Bolsonaro aos EUA

Publicado em


A Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou-se contrária à devolução do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O parecer foi enviado nesta quarta-feira (15) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro solicitou o documento alegando que pretendia comparecer à posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, marcada para o dia 20. Contudo, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, destacou que o ex-presidente não apresentou argumentos que demonstrassem urgência ou necessidade imprescindível da viagem.

“Não há, no pedido, qualquer prova de que a viagem atenderia a um interesse vital do solicitante, capaz de superar o interesse público que justifica a permanência do requerente no país”, afirmou Gonet. Ele também ressaltou que Bolsonaro não desempenha qualquer função oficial que justifique sua presença como representante do Brasil na cerimônia.

A retenção do passaporte de Bolsonaro ocorreu em fevereiro de 2024, no âmbito da Operação Tempus Veritatis. Na semana passada, a defesa do ex-presidente protocolou um pedido junto ao ministro Moraes para que ele pudesse viajar aos Estados Unidos entre os dias 17 e 22 de janeiro.

O ministro, ao analisar a solicitação, determinou que a defesa apresentasse um convite formal para a cerimônia. O convite apresentado, enviado ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL), foi identificado como tendo origem no endereço de e-mail info@t47inaugural.com, mas sem informações detalhadas como horários ou programação.

Em resposta, os advogados de Bolsonaro insistiram que o e-mail era oficial e, no dia 13, apresentaram o documento como prova. Moraes encaminhou o material para análise do PGR antes de tomar qualquer decisão sobre a autorização da viagem.

Paulo Gonet reforçou que a retenção do passaporte se mantém como medida cautelar necessária “para resguardar o interesse público e assegurar o cumprimento da lei penal, considerando as investigações criminais em curso”. Ele enfatizou que a medida busca impedir a saída do país, garantindo a instrução do processo e eventual aplicação de penalidades.

PGR aponta ausência de justificativa oficial para representar o Brasil
O procurador-geral também destacou que Bolsonaro “não possui status oficial que permita representá-lo como representante do Brasil em eventos internacionais”. Assim, a viagem não apresenta relevância pública que justifique a flexibilização da medida cautelar.

Além da posse, Bolsonaro teria sido convidado para o “The Hispanic Inaugural Committee”, um baile oficial de posse que ocorrerá no dia 18. A defesa argumentou que a participação do ex-presidente seria uma oportunidade importante para promover o diálogo entre líderes globais e fortalecer as relações entre Brasil e Estados Unidos.

A situação ocorre em meio a investigações conduzidas pela Polícia Federal, que apontam Bolsonaro e outras 39 pessoas como suspeitos de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os advogados reiteraram o compromisso de Bolsonaro em cumprir todas as restrições impostas pelo STF, caso a viagem seja autorizada.

politica judiciario indiciamentos paulo gonet pgr 17324694599196226381823597157 PGR se posiciona contra ida de Bolsonaro aos EUA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Outras Notícias

Sumaúma Shopping recebe a Exposição Inclusiva Espelho 21

Mostra apresenta olhares sensíveis de jovens com deficiência intelectual e síndrome de Down, reafirmando...

Espelho 21: primeiro reality inclusivo de fotografia do Brasil é realizado em Manaus

Projeto Espelho 21: reality que reúne jovens com deficiência intelectual em uma imersão fotográfica...

Tierry desembarca em Manaus com o projeto Bora BB no dia 23 de agosto

Tierry em Manaus: Cantor baiano se apresenta no Studio 5 ao lado de Jyou...

Dicas de maquiagem para o Festival de Parintins 2025 com Luis Limac

Tendências, truques de longa duração e inspirações dos bois de Parintins Garantido e Caprichoso...

mais vistos

Grão‑Mestre de Israel agradece apoio maçônico global no fim da guerra

Mensagem de gratidão à fraternidade internacional ressalta retorno em segurança de 20 sequestrados Contextualização do...

Maçonaria Britânica Reage com Transparência e Defesa de Princípios Frente a Críticas e Proposta da Polícia Metropolitana

A United Grand Lodge of England reafirma seu papel ético e filantrópico diante das...

Poderosa Congregação 2025 do GOB-AM reafirma união e modernidade maçônica.

Evento marca a emissão da Carta de Manaus, reforça o protagonismo das lojas e...