Evento marca a emissão da Carta de Manaus, reforça o protagonismo das lojas e fraternidades e define novas diretrizes para o futuro da Maçonaria no Amazonas.
A Poderosa Congregação 2025 do GOB-AM (Grande Oriente do Brasil – Amazonas), realizada nos dias 3 e 4 de outubro, no Sebrae Amazonas, tornou-se um marco na história recente da Maçonaria amazonense.
O encontro reuniu Veneráveis Mestres, autoridades maçônicas, representantes dos Poderes Constituídos, além das Fraternidades Paramaçônicas, consolidando-se como um espaço de planejamento, reflexão e integração das lideranças gobianas em torno dos desafios e caminhos da Ordem no Estado.
Mais do que um simples conclave, a Congregação simbolizou o espírito de união, modernidade e propósito fraternal, reafirmando o compromisso do GOB-AM com a evolução contínua da Maçonaria, sua presença na sociedade e sua missão de formação moral, intelectual e cívica.
Cerimônia de abertura e presença das autoridades
A abertura da Poderosa Congregação 2025 foi marcada por momentos de emoção e simbolismo.

O público foi recepcionado pela apresentação musical do Maestro e Escritor, Irmão Moisés Rodrigues, que interpretou clássicos da música em homenagem aos princípios maçônicos da harmonia e elevação espiritual.

O Ex- Grão Mestre do Gob-AM e atual Venerável Mestre da ARLS Luxor Amazon nº 4.755 – Rito de York do GOB (Ritual de Emulação), o o irmão Jurimar Collares atuou com brilhantismo como Mestre de Cerimonias do evento e registrou:
A Poderosa Congregação do Grande Oriente do Brasil (GOB), realizada em todos os Orientes da Federação, tem por finalidade maior promover o aperfeiçoamento da Ordem Maçônica, fortalecer os laços fraternos que unem a família maçônica brasileira e estimular a difusão do conhecimento, da sabedoria e das boas práticas que sustentam o edifício moral e espiritual de nossa Pátria.
Como potência primaz da Maçonaria brasileira, o Grande Oriente do Brasil reafirma, por meio desta Congregação, seu comprometimento com os valores republicanos, a liberdade, a igualdade e a fraternidade, fundamentos essenciais para o bem e o progresso de nossa Nação.
Nossos propósitos, ao realizarmos anualmente esta solene e fraterna assembleia, se expressam nos seguintes pilares:
• Aprimoramento da Ordem: Promover reflexões, debates e deliberações que elevem o conhecimento, a ética e a ação maçônica em todos os níveis da Instituição e da sociedade.
• Fortalecimento Fraterno: Reunir Irmãos de todos os Orientes em um encontro de harmonia, respeito e mútua cooperação, solidificando os elos que nos unem sob a égide do Grande Arquiteto do Universo.
• Conhecimento e Sabedoria Compartilhada: Estimular a troca de experiências, a formação continuada e a construção coletiva de ideias que inspirem a prática do bem e a defesa dos princípios maçônicos.
• Unidade e Desenvolvimento do GOB: Reforçar a integração entre as Lojas, ordens paramaçônicas no fortalecimento institucional e o protagonismo do Grande Oriente do Brasil como guardião da tradição e farol do pensamento republicano.
Em essência, a Poderosa Congregação é um ato de união e luz, no qual as autoridades, os Veneráveis Mestres e os Irmãos se reúnem sob o mesmo ideal: aperfeiçoar a Ordem, servir à sociedade e contribuir para o engrandecimento da Maçonaria e da Nação Brasileira.

O Eminente Grão-Mestre do GOB-AM, Irmão Percival Guerreiro, declarou oficialmente abertos os trabalhos e enfatizou a importância da Congregação como instrumento de modernidade e crescimento institucional.

Durante a solenidade, os presentes também acompanharam uma mensagem especial do Soberano Irmão Ademir Cândido da Silva, Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, que enviou por vídeo suas saudações e apoio direto à iniciativa do GOB-AM.
Diretamente de Brasília, o evento contou ainda com a ilustre presença do Sapientíssimo Irmão Sidney Isidro Marcandali da Silva, Presidente da Soberana Assembleia Legislativa Federal do GOB, juntamente com a cunhada Ilda Marcandali e acompanhado dos Poderosos Deputados Federais o irmão Rosselberto Himenes (Comissão de Constituição e Justiça) e do irmão Nilson Hiroshi Kanehira Sato (Comissão de Relações Públicas).
Na oportunidade, Marcandali palestrou sobre crescimento e sustentabilidade das lojas maçônicas, destacando o papel essencial da Maçonaria brasileira na sociedade contemporânea.


Cunhadas Ilda Marcandali e Cristina Vilela

Dep. Rosselberto Himenes (CCJ)
Sapientíssimo irmão Sidney Isidro Marcandali e Dep. Nilson Hiroshi Kanehira Sato (CRP)
Em reconhecimento ao apoio institucional, o Eminente Grão-Mestre Percival Guerreiro entregou ao Irmão Sidney Marcandalli uma placa de honra em sinal de gratidão e respeito.

Reconhecimento às Lojas e Fraternidades de destaque
Durante o evento, o GOB-AM prestou homenagem às Lojas e Fraternidades Paramaçônicas que se destacaram em diferentes áreas de atuação, reafirmando o compromisso da instituição com o mérito, a regularidade e o serviço à comunidade.
Iniciações:
ARLS Soberanos Ideais – Nº 2.283
Elevações:
ARLS Verdadeira Luz – Nº 2.531
Exaltações:
ARLS Esperança da Amazônia – Nº 4.726
ARLS Estrela do Rio Madeira – Nº 1.931
Primeira fraternidade feminina no interior do Amazonas:
Frafem Aurora da Amazônia – Nº 2.445
Projetos Sociais:
ARLS Estrela do Rio Madeira – Nº 1.931
ARLS Estrela de Maués – Nº 1.863




As honrarias simbolizam o reconhecimento maçônico ao esforço coletivo das oficinas e fraternidades, que têm contribuído com o fortalecimento da Maçonaria e a difusão de seus valores em toda a região amazônica.
Fraternidades Paramaçônicas: união e legado
Um momento de destaque foi a palestra do irmão Tales Renan, que abordou o papel de suma importância das Fraternidades Paramaçônicas no fortalecimento da família maçônica e na formação de futuros líderes.
Falar sobre entidades paramaçônicas, em um evento como a Poderosa Congregação, é de suma importância não somente para que a Maçonaria estadual enxergue as paramaçônicas como braços da filantropia, mas também para produzir um olhar de todas as lojas sobre a dimensão da missão que as entidades paramaçônicas têm: formar líderes, preparar os jovens para o futuro e agregar a família maçônica por meio dessas entidades, voltadas para as esposas e familiares dos maçons. Isso trouxe uma relevância muito grande, pois em nenhuma outra Poderosa Congregação havia sido abordado esse tema. Assim, trouxe protagonismo, visibilidade e, com certeza, trará um grande crescimento para as Ordens do Estado.

A fala reforçou a importância das entidades que, ao lado das lojas, ampliam a presença da Maçonaria nas comunidades, promovendo solidariedade, educação e cidadania.

O Professor e Contador Vivaldo Neto, palestrou com o tema: A Maçonaria e o Terceiro Setor.
A Poderosa Congregação é de extrema relevância para a comunidade maçônica. Por isso, trouxemos uma temática importante para a gestão das lojas, abordando a importância das documentações, as oportunidades tributárias e a captação de recursos.
A Carta de Manaus e o novo ciclo da Maçonaria gobiana
Entre as principais realizações já no segundo dia do evento, destaca-se a emissão da “Carta de Manaus”, documento que sintetiza as deliberações e debates ocorridos durante os dois dias de trabalhos.
A Carta estabelece diretrizes estratégicas para o fortalecimento da instituição, abrangendo temas como gestão administrativa, educação maçônica, atuação social e integração das fraternidades.
Essas deliberações apontam para um novo ciclo de planejamento e desenvolvimento organizacional, reafirmando o compromisso do GOB-AM com a transparência, o fortalecimento das lojas e o protagonismo da Maçonaria na construção de uma sociedade mais justa, livre e solidária.
Debates, integração e encerramento
O segundo dia da Congregação foi marcado por rodas de conversa e debates temáticos, envolvendo líderes de diferentes regiões do Estado.
Os grupos discutiram estratégias de integração, expansão das atividades maçônicas e ações conjuntas para o fortalecimento institucional, cujos resultados foram consolidados na Carta de Manaus.
As lideranças reafirmaram a necessidade de participação ativa das lojas e dos obreiros na construção de uma Maçonaria cada vez mais moderna, ética e comprometida com o bem comum.

















“A Suprema Congregação findou-se com a certeza de que o crescimento da Maçonaria do Estado do Amazonas depende do envolvimento permanente de todas as lojas, obreiros e lideranças, sustentando as tradições e premissas seculares da Ordem.”

Com sentimento de união e esperança, o GOB-AM encerrou a Poderosa Congregação 2025 reafirmando sua convicção de que o crescimento da Maçonaria do Estado do Amazonas depende do envolvimento permanente de todas as lojas, obreiros e lideranças e com o dever de sustentar as tradições e premissas seculares da Ordem: uma Maçonaria forte é aquela que evolui sem esquecer suas raízes, promovendo luz, sabedoria e justiça em cada gesto fraternal.
Abaixo veja algumas imagens do evento:

































































- Grande Oriente do Brasil – site oficial
- Grande Oriente do Brasil Amazonas – site oficial
- Ordem DeMolay Brasil
- Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas
- O Cacique Notícias
Gostaria de divulgar os eventos da sua loja ou sugerir pautas jornalisticas para o jornal ?
Fale com nossa redação: ocaciquenoticias@gmail.com ou Chame no Whatsapp (92) 99297-2557