Projeto Espelho 21: reality que reúne jovens com deficiência intelectual em uma imersão fotográfica com exposição final no Sumaúma Shopping.
Projeto Espelho 21 reunirá 10 jovens com deficiência intelectual em uma imersão prática e emocionante no universo da fotografia
Manaus vai sediar, pela primeira vez, um reality inclusivo de fotografia, que promete emocionar, capacitar e dar visibilidade ao olhar único de jovens com deficiência intelectual. Intitulado Projeto Espelho 21, a iniciativa inovadora irá reunir 10 jovens em uma imersão intensiva de três dias, onde cada participante aprenderá sobre as técnicas fotográficas, a história da fotografia e todas as etapas que envolvem essa profissão criativa e transformadora.
Cada dupla de jovens terá uma câmera profissional cedida pelo projeto, com a qual poderá registrar os momentos, pessoas, lugares e sentimentos que mais deseja eternizar. O diferencial do Espelho 21 é justamente colocar o protagonismo nas mãos dos participantes, que serão responsáveis por selecionar suas próprias imagens para compor uma exposição fotográfica inédita que será realizada no Sumaúma Shopping, parceiro de longa data dos projetos inclusivos realizados pelo Instituto IAI.

O projeto é uma realização do Instituto Amazonense de Inclusão, sob idealização e produção do seu presidente Breno Marx, e conta com o incentivo do Governo Federal, Ministério da Cultura, Manauscult, Concultura e Prefeitura Municipal de Manaus, por meio da Lei Aldir Blanc.
Muito mais do que uma ação cultural, o Projeto Espelho 21 tem como objetivo ampliar oportunidades e preparar jovens com deficiência intelectual para atuar no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que valoriza a sensibilidade e o olhar inclusivo de cada um.
Toda a trajetória dos participantes será registrada em vídeo e compartilhada com o público pelas redes sociais e mídias parceiras, mostrando que a arte pode (e deve) ser um caminho de inclusão, autonomia e transformação.
Instagram: Instituto IAI
📌 Serviço
O quê: Reality inclusivo de fotografia – Projeto Espelho 21
Quem participa: 10 jovens com deficiência intelectual
Quando: Imersão fotográfica em agosto; entre agosto e setembro/2025
Onde: Sumaúma Shopping (exposição)
Realização: Instituto Amazonense de Inclusão
Incentivo: Lei Aldir Blanc – Governo Federal, Ministério da Cultura, Manauscult, Concultura e Prefeitura de Manaus
Idealização: Breno Marx – Presidente do Instituto IAI
Leia mais:
Para entender mais sobre a importância da inclusão por meio da arte, confira esta matéria da Agência Brasil e conheça também o projeto retratado pela Revista Fotografia Melhor.
Acompanhe outras ações culturais em nosso portal: www.ocaciquenoticias.com.br.