O Ministério da Saúde respondeu, no primeiro semestre de 2025, a avaliação da inclusão do Ozempic (semaglutida) no Sistema Único de Saúde (SUS). Esse medicamento é utilizado para tratar pacientes com diabetes tipo 2 e obesidade. A decisão foi confirmada pela pasta à CNN, que informou que a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) recebeu, em 16 de dezembro de 2024, um pedido para analisar o medicamento. A previsão é que a análise seja concluída em até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 90 dias.
Para que um medicamento seja incorporado ao SUS, é necessário que ele possua registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), requisito que o Ozempic já atenda. Além disso, a Conitec deve emitir um parecer favorável. O debate sobre a inclusão do medicamento ganhou mais atenção depois que o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que, a partir de 2026, distribuirá Ozempic na cidade. Isso ocorrerá após o vencimento da patente do medicamento, permitindo a fabricação de versões genéricas por empresas brasileiras.
A distribuição do medicamento, no entanto, dependerá de recursos municipais e deverá ser homologada com o Ministério da Saúde, para evitar sobrecarga ou falhas no sistema público de saúde. Uma pesquisa da CNN revelou que Palmas, no Tocantins, também considera adotar a distribuição semaglutida, enquanto outras capitais como São Paulo, Recife, Natal, Belém e Boa Vista decidiram não seguir a proposta.
A Conitec avaliará a segurança, a eficácia e o custo-benefício do Ozempic antes de sua inclusão no SUS. Atualmente, o SUS não oferece tratamentos medicamentosos para obesidade, priorizando abordagens não farmacológicas, como a prática de atividades físicas e mudanças na alimentação. Em casos específicos, a cirurgia bariátrica pode ser indicada. Vale lembrar que o Ozempic foi desenvolvido inicialmente para o controle de diabetes tipo 2, com perda de peso sendo um efeito colateral. Especialistas indicam que o uso para obesidade é seguro, embora não seja indicado na bula.