Sinalização destruída e velocidade alta ameaçam alunos no Jorge Teixeira
A placa de trânsito que deveria alertar os condutores sobre a presença de um ambiente escolar está caída no chão, em frente à Escola Municipal Prof. Ivomar de Lima Vieira, na avenida Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus. Segundo relatos, há 1 mês aproximadamente , um veículo colidiu com a sinalização, derrubando-a. Após o incidente, a direção da escola entrou em contato com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) para solicitar a reposição da placa, sem nenhuma resposta concreta até o momento.

Um cenário de risco constante
A via é estreita, e está ocupada por empresas que reduzem ainda mais o espaço para circulação de pedestres e veículos. A ausência de placas limitadoras de velocidade torna o trecho extremamente perigoso para crianças, familiares e funcionários da escola. Os veículos trafegam em alta velocidade, ignorando o caráter de área escolar.
Em outras localidades da zona Leste, como nos bairros Jorge Teixeira e Tancredo Neves, o IMMU tem realizado intervenções com sinalização horizontal, como faixas de pedestres e pintura “PARE”, especialmente em frente às escolas. Só no mês de junho de 2024, cerca de 261 m² de sinalização foram implementados nesse setor da cidade.
Entretanto, no entorno imediato da Escola Prof. Ivomar de Lima Vieira, a placa ainda não foi substituída, revelando descaso com um ponto crítico.
Denúncias recorrentes sem providência
A comunidade escolar já fez denúncias anteriores, solicitando redutor de velocidade ou radar fixo no local. No entanto, nada foi atendido. A impressão predominante entre pais e professores é que os órgãos públicos só tratam da questão com urgência depois que acidentes graves — especialmente envolvendo crianças — ocorrem.
O Deputado DEPUTADO COMANDANTE DAN, em 2023, já havia solicitado ao IMMU, por meio de ofício, a instalação de quebra-molas e 2 redutores de velocidade no local, contudo não foi realizado.
Sinalização oficial reforçada em outras áreas
O IMMU tem divulgado ações de reforço em vias centrais da capital. Em janeiro e junho de 2025, equipes pintaram faixas e implantaram novas placas de sinalização vertical em avenidas como São Jorge, Compensa e Coronel Teixeira. Ainda assim, faltou prioridade para o trecho escolar específico, revelando falha na priorização por zonas.
Consequências e apelo à ação
A falta de sinalização vertical em frente à escola municipal não é apenas um inconveniente — é um convite ao desastre. Quando veículos trafegam em alta velocidade sem indicação clara de travessia escolar, aumentam-se os riscos de atropelamentos, colisões e situações de emergência.
Pais, professores e moradores clamam por uma resposta imediata do IMMU. A reposição da placa é essencial, mas não suficiente. É urgente a instalação de redutor de velocidade, faixa elevada, placa de limite de 30 km/h e até a avaliação da implantação de radar fixo. Tudo isso com o objetivo de garantir um ambiente seguro para as crianças e a comunidade escolar.
Nossa redação entrou em contato com a direção da escola na manhã de hoje (04/07/2025). Segundo informações repassadas, a IMMU havia se comprometido a realizar a reinstalação da placa no último final de semana ( dias 2 e 3 de Agosto) , o que não ocorreu. A promessa agora é de que o serviço seja feito ainda nesta segunda feira dia 4 de agosto. Nossa equipe seguirá acompanhando o caso de perto e trará novas atualizações para a população assim que houver avanços.
Leia Mais
Leia na íntegra o oficio do Deputado Dan de 2023
Para estas e outras noticias – acesse o Portal O Cacique Notícias
Sprunki Game breathes fresh creativity into the Incredibox formula with new beats and visuals. It’s a must-try for fans looking to mix music in exciting new ways. Check it out at Sprunki Game.